Como Criar um Ebook e Vender

O que é ebookAntes de falarmos mais sobre como criar um ebook e vender ou maneiras como fazer um ebook gostaríamos de deixar claro uma coisa: é plenamente possível viver da renda de livros digitais. Criar um ebook de sucesso dá muito dinheiro.

De acordo com a Forbes, alguns escritores de livros digitais independentes em Londres (ou seja, eles não tem uma editora por trás) faturam mais de R$ 1 milhão por ano somente com suas obras virtuais, sem nenhuma interferência de terceiros.





Acompanhe nosso post até o final para entender melhor como funciona esse mundo dos escritores independentes de sucesso.

Afinal, o que é ebook?

Ebook significa livro digital. Do termo americano e-book, ele pode ser uma versão de algum livro já impresso ou pode ter sido produzido apenas no formato eletrônico, ambas as formas são atualmente ótimas ferramentas para propagar conteúdos acadêmicos, livros clássicos e servir de ferramenta para atrair potenciais clientes na web, que cada vez mais buscam conteúdos relevantes para uma experiência de compra que vai além da oferta e da procura.

A grande vantagem do ebook comparado aos livros impressos é principalmente a fácil mobilidade, os preços mais acessíveis além da grande acessibilidade. Os livros digitais podem ser acessados com um simples click, você pode carregar no bolso vários exemplares dentro de um pen drive e adquirir obras do mundo inteiro em alguns segundos. Incrível, não?

Não significa que os velhos e bons livros deixem de ser importantes. Existe espaço para todos os formatos e não podemos negar que com a globalização e a era digital cada vez mais oponente, os ebooks chegam até para resgatar um hábito que estava ficando para trás: a leitura.
Antes de criar um ebook é necessário conhecer algumas técnicas essenciais para que produza um material de qualidade. Precisa pensar primeiramente qual é o seu objetivo principal. É só compartilhar algum conhecimento? É atrair consumidores para o teu negócio? É só criar ebooks para vender?

Então saiba como criar ebook ideal para cada finalidade. Afinal, você vai fazer um ebook para que as pessoas queiram ler, não é mesmo?
Saber agora como criar um ebook e vender é ponto chave para empreendedores digitais, fique atento as próximas dicas!

Ebook: Como fazer?

É importante que você saiba que antes de entender como montar um ebook alguns preparos são essenciais. Antes de mais nada as ideias precisam estar fervilhando em sua cabeça. Seja organizado, prepare um ambiente confortável para a produção. A ordem de sucesso para este desafio é ter um bom PLANEJAMENTO!

Escolha o tema, tenha definido quem será seu público-alvo, qual será o formato do seu ebook e qual será a estrutura que apresentará o conteúdo. Vale dedicar uma atenção especial para a formatação. Claro que ter um conteúdo relevante é o ponto chave, mas tornar seu ebook atraente e vendável depende muito do visual. Já ouviu falar que se compra o livro pela capa? Pois bem, não duvide da importância de uma boa formatação e design.

Com relação ao formato, geralmente o ebook é produzido no formato pdf, html, pub e DjVu. Todos podem ser lidos em computadores, Smartphones, iPads e já existem até equipamentos próprios para leitura desses livros digitais, disponíveis no mercado.

Produzindo seu ebook

Com todas estas etapas estruturadas e com o planejamento construído, você já deve ter o tema bem definido, certo? Uma boa dica de como escrever um ebook de sucesso é usar suas experiências e habilidades e compartilhar estes conhecimentos na web. Sem dúvidas explorar temas que domine te dará a segurança e a autoridade necessária para replicar seu conteúdo com variados leitores em cada parte do mundo sem medo. Preparado? Então mãos à obra!

Depois de produzir os textos, lembre-se de dedicar uma atenção especial a formatação. Ilustrações pertinentes, design limpo e que não prejudique uma fácil leitura são essenciais para que tenha um produto final que atraia os leitores e que consequentemente tenha maiores possibilidades de venda.

Finalizou o conteúdo? Faça uma revisão completa, atente-se a detalhes e extermine qualquer possibilidade de erros de digitação, ortografia, concordância… nada disso pode passar despercebido.

Agora que já sabe como elaborar um ebook de sucesso, outras etapas precisam ser discutidas. Qual o preço que vai cobrar? Como vai divulgar? Onde vai vender? Imagino que queira vender muito e se consagrar como um empreendedor digital de sucesso, então não deixe passar nada, todos estes detalhes são fundamentais.



Escrever um ebook dá dinheiro?

Existem algumas ferramentas para criar ebook grátis online que estão na rede à disposição. São sites especializados em oferecer toda a estrutura necessária para criar e editar ebook de forma fácil e sem exigir que você seja um programador ou editor expert.

Existem as opções gratuitas e tantas outras que você paga um valor para que seu ebook seja todo preparado para ser distribuído na web em pouco tempo. Tenha convicção daquelas etapas de definição de público-alvo e distribuição, porque neste momento a estratégia precisa estar bem desenhada para que atinja seus objetivos.

O ebook torna-se uma forma tangível de ganhar dinheiro por ter um baixo custo para a produção e ser um produto de muita procura, principalmente na web. Está cheio de gente procurando conhecimento, cursos e conteúdos online de qualidade. Se realmente produzir materiais ricos e atrativos, o sucesso será certo e fazer ebook online pode sim te trazer um retorno financeiro satisfatório.

Comece a produzir seu livro digital, foque na qualidade e elabore uma boa estratégia de negócio. Quem sabe não esteja aí aquele sonho de ganhar dinheiro fazendo o que ama e descobrindo uma forma prazerosa de alcançar o sucesso profissional. E ainda, quem sabe não te traz inspiração para escrever um livro daqueles impressos e apoiados por uma grande editora, já pensou?

Alguns escritores digitais vivem da renda da publicação dos seus ebooks, alguns já estão milionários, o escritor Tim Ferris é um exemplo.

Como se faz um livro passo a passo

De repente você pode só ter imaginado escrever apenas um ebook, mas acaba tomando gosto pela escrita e descobre que você tinha em verdadeiro escritor bem aí, escondido dentro de você. Ou ainda, seu ebook fez tanto sucesso na versão digital que publicá-lo em formato impresso seja só uma consequência. Tudo isso é possível.

Mas como escrever um livro, no computador? Sim. Para começar a produzir sua obra-prima, você precisa estar com as ideias bem alinhadas e ter um computador, simples mesmo, nem precisa de muitos recursos. Um  Microsoft Word resolve seu problema e é o suficiente para começar sua obra-prima.

Claro que existem outras plataformas que oferecem recursos extras, que te ajudam como escrever um livro pdf que já saem na formatação final para seguir para editora. Também está disponível na rede, olha só que curioso, um monte de ebook (os livros digitais) que te ensinam passo a passo como escrever e publicar um livro (Viu só como tem lugar para todos os formatos e que um pode agregar para o sucesso do outro sim) e são ótimos para te dar o suporte necessário.

O que vale é não perder a oportunidade de produzir seu livro e se empenhe para que as chances de sucesso sejam maiores.
Anote estas dicas para começar a escrever um livro com maior potencial de sucesso:
– Igualmente como no ebook ou em qualquer projeto, comece pelo planejamento
– Construa um esboço da sua história, organize suas ideias
– Rascunhe tudo, não deixe passar nada.
– Monte a estrutura do seu conteúdo. Os fatos, o tema, os personagens.
– Mãos à obra. Comece a produzir seu texto com dedicação e concentração.

Livro pronto, o próximo passo será a edição. Precisará revisar e garantir que tudo estará impecável, principalmente a ortografia, nesta hora vale pedir ajuda de um profissional se não se sentir seguro para revisar sozinho. E em segundo, a distribuição, existem muitas editoras que apoiam novos escritores, e até imprimem os livros só sob demanda. Vale uma pesquisa criteriosa.

E agora é com você! Prepare suas ideias, com foco, organização e bom conteúdo, com certeza seu livro será um sucesso.