Ser freelancer dá dinheiro?

ser freelancer da dinheiroAntes de começamos a te apresentar este universo promissor e te dizer se é possível ou não ganhar dinheiro sendo um freelancer, a primeira pergunta a ser respondida é: Afinal, o que é freelancer?

Freelancer tem como tradução “profissional autônomo” e a grosso modo é exatamente este seu principal significado. É quando você trabalha por conta própria, tem vários clientes, gerencia seus projetos e recebe por cada trabalho executado sem nenhum vínculo empregatício.

Nos dias de hoje, com a temida crise assolando nosso país, muito profissional capacitado se vê a mercê de disputas apertadas por uma vaga de emprego. E como não se pode esperar a própria sorte, o jeito é arregaçar as mangas e buscar novos desafios e, trabalhar como freelancer tem sido uma ótima saída.



Freelancer ou Freelance?

Freelance é o trabalho realizado sem nenhum vínculo ou contrato de trabalho (carteira assinada). Freelancer é quem realiza esse job. Para explicar melhor freelancer é o profissional autônomo, que ganha por “job” e não tem nenhum vínculo com as empresas para as quais presta serviços.

Ah! Aproveitando a deixa, “job” é uma palavra muito usada neste universo, que significa “trabalho”. O freelancer trabalha e recebe por job.

Dentre inúmeras atividades que um freelancer pode executar, destaca-se as da área de comunicação: jornalismo, marketing; áreas de criação, como designer, webmaster, ilustrador; áreas de TI, programadores, e tantas outras.

O campo de atuação é bem diversificado e não existe muitas limitações para a atividade que o freelancer possa prestar. Apenas algumas condições são obrigatórias para ter sucesso e ganhar dinheiro como freelancer: ter dedicação, organização e qualidade.

Se você está exatamente nesta situação, buscando novos desafios, seja pela dificuldade em se recolocar no mercado, seja porque decidiu dar um basta em cargas horárias exaustivas e não se sentir reconhecido pelo seu esforço, tornar-se um freelancer é desafiador e bastante compensador, mas claro, precisa trabalhar direito, com qualidade e profissionalismo.

jornalista freelancer

Saiba como ser um freelancer

Geralmente o que motiva um profissional a se tornar um freelancer é a possibilidade de trabalhar home office, de ser o seu próprio chefe e claro, de ganhar dinheiro. Para começar é necessário escolher a área de atuação, de preferência a que você tenha experiência, capacitação e expertise, ter um bom computador, um acesso rápido à internet, um cantinho próprio para executar seus trabalhos e ter muita, mas muita organização e dedicação.

Podemos até dizer que ser freelancer é quase que um estilo de vida e se você pensa que é moleza, que vai ter mais tempo livre, vai ficar mais sossegado, esquece! Muito pelo contrário, a rotina do freelancer não é nada pacata. O tempo é literalmente dinheiro. O freelancer ganha o seu dinheiro por job, então quanto mais produzir mais dinheiro ganha. Além disso, muitos contratantes pagam por hora trabalhada, o que reforça ainda mais a possibilidade de ganhar mais dinheiro, se dedicar mais tempo e aumentar a carga horária trabalhada.

O freelancer pode atuar de diversas maneiras. Atualmente existem muitas plataformas que fazem o intercâmbio entre o contratante, que pode ser empresas ou até pessoas físicas, e o freelancer. Estas plataformas têm sido fundamentais para a expansão desta atividade. Vamos falar mais sobre elas neste artigo.

Com a área já definida, as ferramentas básicas como computador e internet em ordem, agora é só divulgar suas habilidades, se conectar em redes sociais e grupo dedicados aos freelances, se cadastrar nas principais plataformas de colocação, garantir a entrega de trabalhos no prazo e com qualidade, e aí sim montar seu portfólio e aumentar cada vez mais sua carteira de clientes.

No vídeo abaixo confira muitas dicas sobre como começar sua carreira freelancer:

Mas afinal, como um freelancer ganha dinheiro?

Ter autonomia e poder ganhar seu dinheiro trabalhando de casa, no formato home office, é umas das grandes vantagens de ser um freela. O freelancer brasileiro está conquistando seu espaço neste segmento que em muitos outros países já está consolidado. Quando você começar a pesquisar as plataformas em busca de jobs, vai perceber que os trabalhos freelancers em português ainda são a minoria, por este motivo ter um outro idioma como o inglês, com certeza te dá um empurrãozinho importante para conseguir mais trabalhos.

O freelancer pode ganhar dinheiro escrevendo textos, pode ganhar dinheiro com projetos de sites, de campanhas publicitárias, enfim, a equação é bem simples: se projetar + conseguir um job + executar + entregar = ganhar dinheiro.

Estar conectado nas redes sociais freelancer é uma boa forma de divulgar suas competências, criar ou melhorar seu relacionamento com outros freelancers aumentam suas oportunidades, afinal, relacionamento é tudo, principalmente para este mercado altamente conectado e globalizado.
Se fizer uma pesquisa rápida na rede vai encontrar inúmeros sites que te indicam como trabalhar e ganhar dinheiro na internet. Alguns deles além de te orientar quais os passos que deve seguir, já divulgam as vagas e permitem o cadastro para se candidatar às que forem adequadas às suas habilidades.



Entre os vários sites de freela disponíveis, existem aqueles que se destacam, tanto pelos serviços oferecidos pela plataforma, quanto pela qualidade das vagas e o volume de procura. Muitos deles não são em português, mas você não deve se intimidar se ainda não domina o inglês, nada como um bom tradutor para te ajudar a seguir em frente.

Conheça os melhores sites freelancer

Os melhores sites freelancer atualmente são: Upwork (em inglês), Freelancer (em inglês), Workana (em português), 99freelas (em português), Prolancer (em português) e Trampos (em português). Todos têm um formato de marketplace: funcionam como um distribuidor de oferta e procura. Os interessados em contratar freelancer fazem suas ofertas e podem convocar os profissionais cadastrados que por sua vez, podem além de aceitar as propostas recebidas também se candidatarem as vagas disponíveis que se interessarem.

O bacana em se cadastrar neste tipo de site, é que você pode ser muito além de um profissional autônomo, você pode se tornar uma agência freelancer: oferecer mais de uma modalidade de trabalho, atendendo às diferentes necessidades de cada cliente.

Com as mudanças nas leis trabalhistas a tendência do mercado é abrir mais oportunidades para estes profissionais e consequentemente vão surgindo mais sites como estes. Antes de sair se cadastrando em todos eles, é importante avaliar o perfil de cada um, você vai perceber que alguns são mais direcionados para escritores freelancers por exemplo, aliás, esta é uma das áreas que mais crescem em demanda.

Se você é bom em produção de texto, mesmo que não seja esta sua área de atuação, é válido considerar a hipótese de se tornar um jornalista freelancer, já pensou nisso? Saiba que é possível sim ganhar dinheiro como escritor!

Como se tornar um jornalista freelancer

Se você quer saber como ganhar dinheiro escrevendo textos na internet, comece entendendo que o mais importante é que você produza conteúdo de qualidade. Para ser um jornalista freelancer claro que ter o diploma e experiências nesta área ajuda bastante. Primeiro que o diploma já mostra para o contratante que você possui preparo e conhecimento, mas também isso não é tudo.

Ter habilidades de pesquisar temas distintos e produzir textos originais e, acima de tudo, entregar os textos dentro do prazo estipulado, gera uma relação de confiança e é essencial para conseguir ganhar mais dinheiro escrevendo ou só digitando textos na internet.

Além da produção de textos, outras áreas prometem aquecer o mercado de freela. Os Jobs de tradução online também ocupam grande destaque e a procura por freelancer capazes de fazer traduções em diversas línguas é grande.

Quer saber como ganhar dinheiro com tradução online? O segredo é volume de trabalho e entrega de qualidade. Talvez só uma ou outra tradução não seja rentável, mas se conseguir otimizar o seu tempo e entregar traduções de ótima qualidade, há chances de conseguir bons lucros.



Se você possui fluência em outros idiomas, destaque esta habilidade em seu perfil nos sites, nas suas redes sociais e faça uma busca de vagas direcionada para esta atividade, possivelmente você vai encontrar diversas ofertas interessantes e poderá se tornar um tradutor freelancer.

Sim, é possível ganhar dinheiro como freelancer!

Nem tudo são flores nas relações de trabalho, para os freelancers não é diferente. Claro que poder trabalhar no conforto do lar, vestir as roupas que se sentir à vontade, sem ter chefe dando ordens que não concorde, poder fazer o horário mais conveniente é muito bom, muito bom mesmo!
Por outro lado, o freelancer não tem estabilidade, não tem nenhuma segurança trabalhista como as garantidas pela CLT (férias e descanso remunerado, 13° salário). Para o freelancer funciona basicamente assim: Trabalhou ganhou, não trabalhou, dançou. E estas questões devem te manter sempre em alerta, para não passar aperto.

Mas no fundo é uma profissão prazerosa, te traz autonomia e a oportunidade de manifestar seu lado empreendedor. Proporciona uma valorização do seu potencial e a remuneração é compatível com a entrega, não tem aquela sensação de só servir e não ser valorizado.

Saiba que para ganhar dinheiro e ser um freelancer de sucesso tem que ter disciplina, determinação, garantir a entrega de serviços de alta qualidade e no prazo. Se você se enquadra nestes quesitos, siga em frente e descubra o quão prazeroso e gratificante é ser um freelancer. E se quer mesmo saber: Sim, é possível ganhar dinheiro como freelancer, vale tentar!